quarta-feira, outubro 31, 2007

Nas bancas
A Revista Atlântico onde escrevo:

"A luz que apareceu a Paulo no caminho de Damasco cegou-o e esta é a virtude do cristianismo: retirar a vista àqueles que se atravessam no seu caminho. O problema é que não faltam os que saem do encontro com Deus com melhores olhos, o que os deixa tragicamente razoáveis, insuflados de bom-senso e prudência social. O segredo do sucesso cristão dos primeiros séculos reside no processo oposto à iluminação que os pagãos sempre apreciaram."

terça-feira, outubro 30, 2007

$
E ler livros por dinheiro, também não é uma espécie de prostituição?
Arnold
Não há nada errado em ganhar músculos como o Arnold Schwarznegger. Não há nada errado em ter os óculos que o Arnold Schwarznegger usava no Terminator 2. Mas há algo de profundamente errado em querer ser o Arnold Schwarznegger com um metro e sessenta.

segunda-feira, outubro 29, 2007

Flores
Meu querido, a tua nova morada é fantástica. Faz-me lembrar os Açores, repletos de hortênsias. Quando por lá andei passando a lua-de-mel (está-se a ver o tipo de amante sou ao escolher iniciar a minha vida sexual - evangelicals do marry as virgins - numa expedição por sete ilhas atlânticas) fiz uma quadrinha:

Ai os Açores, ai os Açores
para fazer muros usam as flores


Qualquer ecosfera faz justiça ao teu génio.
Quase

sexta-feira, outubro 26, 2007

Uma confissão
Apesar dos últimos anos em que me libertei da esquerda e apesar do perdão de Deus que cobre todos os meus pecados, reconheço que serei sempre um extremista: pela herança religiosa (o puritanismo evangélico) e pela herança ideológica (formei-me entre e por comunas). É o meu contexto, bem sei. Mas continuo a detestar a classe média. O seu calculismo, o seu vazio, o seu materialismo. E dentro tantos, detesto os evangélicos de classe média que são aqueles com quem cresci. Porque são uma mistura insuportável de intolerância religiosa com preguiça burguesa. Há muitos cães de raças cruzadas mas são estes os mais destacadamente rafeiros.
Adelaide
Eu já há muito gostava da Adelaide Sousa. E depois, quando à custa de um americano (seu marido agora, pelo que sei), ela se tornou evangélica tudo se ficou claro. Lamento que apenas com americanos as mulheres portuguesas bonitas se tornem evangélicas mas até isso faz sentido.
Todavia, deveria deixar aquele programa da SicMulher que é mauzinho e que a faz perder créditos aos nossos olhos, seus fiéis (nos últimos tenho visto no seu lugar um actor cómico daqueles actores cómicos que em Portugal encaixam muito bem nestes produtos televisivos supostamente engraçados).

quinta-feira, outubro 25, 2007

Barbas
Inevitavelmente o mundo acabará por velhotestamentizar-se.

Patrick Petitjean, o outro francês peludo.

quarta-feira, outubro 24, 2007

Comprem a Time Out esta semana
Na página 38 escrevo sobre o "Meio-Irmão" de Lars Saabye Christensen. Em exclusivo, duas frases que não chegaram à estampa:

"Seiscentas páginas, no câmbio cruel dos dias que correm, são seguramente mais que mil e duzentas. Para quem nunca encontrou um livro que se lesse sozinho e sem esforço (o único trunfo que habilita alguém a poder exercer algum tipo de crítica literária) não é certamente por aqui que vai ter a sua carreira de leitura transformada."

Mas o resto até diz bem.

terça-feira, outubro 23, 2007

Ainda o (meu) criacionismo
Óbvias duas coisas: o criacionismo está correcto (o Universo não é um acaso) e os Darwinistas enganados (perdidos no fascínio das coisas intermédias). Mas que fique claro outra: no dia em que quiser esclarecer pagãos acerca dos detalhes da inaugural eletrotécnica divina venham buscar-me a Oeiras (disponibilizo a morada) e prendam-me para a eternidade no pilar mais alto da Ponte 25 de Abril.
Os sãos e os doentes
Quando Jesus diz que veio para os doentes e não para os sãos está a dizer que os primeiros ainda podem ter esperança enquanto que para os segundos não há remédio que lhes valha.

segunda-feira, outubro 22, 2007

Residências provisórias
Entre S. Tomás de Aquino e o "London Calling" dos Clash.

sexta-feira, outubro 19, 2007

Tudo a comprar a Visão (pág.69)
Esta é a imagem correcta, disponível apenas aos mais espirituais que conseguem entender que a inclinação, a postura dos braços e o céu a abrir-se acarretam consigo o castigo divino. Trazido, naturalmente, por mim.

Bom fim-de-semana, Darwinistas confundidos.

quinta-feira, outubro 18, 2007

Laço lectivo
A minha filha mais velha passou de um infantário de classe média com pretensões (qualquer escola privada da linha de Cascais tem pretensões) para um de pretos. Da cauda da cadeia alimentar para o topo. Mães solteiras, boazonas xungas de piercing no nariz, multidões de pequenos Yuris e educadoras brasileiras. As minhas convicções educativas ainda não são muito sólidas mas já que não cresce na Amadora, é bom que ganhe algumas afinidades com o universo do pai.
Do tempo comum
No seu novo disco Neil Young leva 18 minutos a cantar sobre "Ordinary People".

quarta-feira, outubro 17, 2007

De 1977 até aqui
30.

terça-feira, outubro 16, 2007

Entre as muitas maravilhas da Cinemateca
Eu continuo a preferir o bolo de chocolate que servem no restaurante.

segunda-feira, outubro 15, 2007

Dos Mestres
O primeiro post da Coluna Infame faz hoje 5 anos.
Useful Reminder
Anda tudo louco pelos Radiohead darem acesso ao seu novo disco pelo preço que os ouvintes quiserem pagar (sendo mesmo possível fazê-lo gratuitamente). É justo. Mas devo recordar que a FlorCaveira, editora que dirijo e casa de artistas como os Lacraus, os Ninivitas e os Pontos Negros, entre outros, já pratica esta modalidade desde 2003 Anno Domini.
Respect the portuguese underground, saloios.

sexta-feira, outubro 12, 2007

E já que o país encarna o altar do mundo
Deixem-me vazar um pouco de iconoclastia protestante partilhando aqui dois posts que escrevi no Trento na Língua:

Do cristianismo mediado
No directo de Fátima o locutor fala do Pai Nosso, "a oração que o próprio Jesus nos deixou". Como quem diz, vejam lá que o Messias chegou mesmo a falar alguma coisita.

Da trágica luxúria da humildade bem-pensante católica
Se o "esclarecimento" de um católico cosmopolita não lhe permite a participação plena numa devoção "grotesca" valha-lhe a vaidade da compaixão com a sofrida ignorância popular. Sai por cima a calculista modéstia de quem prefere o conforto do erro ao exame da fé.
Não é preciso ser protestante para detestar Fátima. Basta não ter paciência para o paganismo e evitar o pecado da condescendência com direito a retroactivos morais.
Era tão culto
Que no epitáfio puseram um índice remissivo.

quinta-feira, outubro 11, 2007

O verdadeiro artista
"Applause is kind of bullshit", Dylan em Don't Look Back enquanto se prepara para subir ao palco para o encore.

quarta-feira, outubro 10, 2007

O fecho da pequena igreja
O meu amigo do João despede-se dos blogues resumindo num post o rasar da glória que são quatro anos disto.
Gostar de homens XVII

No que a homens diz respeito, drogaditos não são o meu forte. Mas este Pete Doherty tem alguma coisa.
Como pode uma moça
Com o mínimo de amor próprio acompanhar um rapaz que enverga uma t-shirt dizendo Female Body Inspector?
Ando numa fase positiva e farisaicamente engajada.

terça-feira, outubro 09, 2007

Faz-se luz
Quase aos 30 anos entendo a importância do detalhe. Do símbolo. Do feitio judeu.

segunda-feira, outubro 08, 2007

Gostar de homens XVI

Júlio César ou a memória da separação devida entre Igreja e Estado.

quinta-feira, outubro 04, 2007

Há quem vá à igreja todos os Domingos
Para que a Igreja nunca tenha de vir até si durante os outros dias da semana.

quarta-feira, outubro 03, 2007

As T-Shirts

Nunca as t-shirts estiveram tão em alta. Eu tinha deixado de usá-las há uns anos mas regressei pressuroso ao hábito. O que não existe em elegância (uma cola de camisa é sempre uma gola de camisa) ganha-se em versatilidade.
Vale a pena voltar ao tema mais tarde, sendo que este boneco talvez desse uma boa estampa.

terça-feira, outubro 02, 2007

Logo agora

Que pensava cortar a barba.
Coisas que Jesus disse e você não imaginava
Ser prudente como a serpente (Mt 10:16).

segunda-feira, outubro 01, 2007

Hoje nas bancas
A Revista Atlântico onde escrevo em dose supla:

- sobre cinema ("Para Hostel 2 ser bom a amputação tinha de ser promovida a arte")

- e sobre o equívoco ateu ("Não se nega a existência de Deus em termos puramente discursivos. Nega-se Deus agindo. Praticando o mal. (...) Esta nova vaga de orgulho ateu assemelha-se aos rapazinhos que fazem grafittis em paredes cedidas pelas Câmaras Municipais").


Grande capa.