sexta-feira, outubro 29, 2004

A votos
Um amigo aconselha-me na internet a ida a uma urna eleitoral. Lá, gente de todo o mundo vota no candidato presidencial americano da sua preferência. Como se esperava Bush leva uma coça.
Espero a próxima sondagem: ateus opinando sobre o Papa. Ou mesmo solteironas comentando o estado actual do matrimónio.
O pior do voluntarismo é ser bem intencionado.
Pergunta
O que é um homem religioso? Alguém que crê na existência de Deus ou alguém que se comporta como se Ele existisse? O primeiro. Peço desculpa aos outros, gente de boas inclinações no geral.
Obrigado, boa tarde!
Sem net dois dias. A Terra suspendeu o seu movimento celeste? Quase. A voz do deserto, que se aplica em ser ouvida todos os dias úteis, urra de satisfação ao apertar a mão do senhor da TV Cabo.

quarta-feira, outubro 27, 2004

Mariquices
Os ímpios escandalizaram-se com o tal italiano que disse que a homossexualidade é um pecado. Pois. Tudo é permitido para os ímpios menos não ser pio para a sua impiedade. Eu, por formação, conversão e limitação da hora do parquímetro também considero a homossexualidade um pecado. Deus não tem tempo, paciência ou capacidade para se contentar com qualquer coisa em matéria de gratificação carnal das suas criaturas. O Senhor é caprichoso. Ciumento, lembram os judeus. Mas pouco dado a mariquices.
Uma máxima para os próximos quarenta dias
Aquilo que nem talento temos para fazer sem ele mais vale não ser feito.
Ó-ó
O mais pequeno predador deste T2 anda com dificuldade em dormir à tarde. Com os ritmos trocados. A rotina é uma bênção que só o pecador envelhecido pode aceitar.

terça-feira, outubro 26, 2004

Visão
Tenho uma visão para a minha igreja ideal: um organista compassivo e flexível e eu a pregar inflamado, citando autores como Mark Twain e Calvino. Há um pastor carismático a querer sair deste esqueleto. Desejando congregações em prantos de arrependimento ao mesmo tempo que adquirem noções básicas de fenomenologia.
Filmes
Ao entrar no cinema para ver "O Exorcista - The Beginning" sentei-me numa fila atrás. Depois lembrei-me que sou um homem de fé e aproximei-me do ecrã.

segunda-feira, outubro 25, 2004

Destino
A CNN fala da importância do eleitorado evangélico nas Presidenciais americanas. Um evangélico lá é muito diferente de um evangélico cá. O meu desígnio - ser grande apenas na América.
And the law won
Escrevi uma cançãozita punk a pensar na generalidade dos estudantes universitários de Coimbra. Umas quadrinhas reaccionárias, pejadas da minha melhor dose de paternalismo. Quero fazer parte do primeiro número de rock'n'roll que se coloca do lado da polícia. Abanar as ancas ao mesmo tempo que enalteço o valor eterno da bastonada. Adoro músicas rápidas e públicos exaltados.

quarta-feira, outubro 20, 2004

Até lá
A postagem é capaz de ser impossível antes da próxima segunda.

terça-feira, outubro 19, 2004

Primeira abóbada celeste
Ao meu lado o bebé esperneia lentamente. Mete as mãos na boca e olha o quarto à sua volta. Está em cima de um daqueles tapetes coloridos com brinquedos apensos. Por cima estão pendurados uns quantos peluches e rocas de plástico, formando uma espécie de firmamento colorido. Uma teia lúdica que talvez tome na cabeça do bebé o seu primeiro conceito de céu.
Sobre Maria e a descontracção protestante
Os protestantes não precisam que Maria tenha passado a sua santa vida sem actividade sexual. Aliás, os protestantes não carecem de protagonismo da mãe de Jesus para além daquilo que as Escrituras já descrevem. A senhora não necessita de ter ascendido aos céus e poupado afazeres funerários. E muito menos haveríamos de nos intrometer na alcofa de seus pais. Nós protestantes, acreditamos até que a bendita personagem terá ouvido ao longo da sua existência uns quantos "mau, Maria!".
Sentámo-nos à mesa e
Conversámos sobre antenas de automóveis e o conceito de inferno.

segunda-feira, outubro 18, 2004

No Porto
Quase a chegar à casa de oração da Igreja Baptista de Cedofeita pareceu-me detectar em duas ou três mulheres um carácter de economia da carne. Rameiras nas entradas de sapatarias ainda por abrir às 10 da manhã é visão rara em Lisboa. Talvez por isso se diga que se trabalha mais no Norte. Na igreja outra surpresa: em 27 anos nunca havia visto uma freira num culto baptista. No final tive direito a saudações especiais da romana irmã.
O Porto é uma cidade única: oferece-me beijinhos de monja nos claustros e convites de pêga envergonhada na rua.
No carro
Conduzo com o rádio num volume considerável. Toca "Man, I Feel Like A Woman" de Shania Twain. Ao meu lado o bebé vai adormecendo, pouca reverência prestando a emancipações femininas. Quando entra o Luís Represas a viatura regista a completa ausência de debate ideológico possível.

sexta-feira, outubro 15, 2004

Palavra profética
Próximo Domingo vou pregar na Igreja Baptista de Cedofeita. Em dia de Benfica-Porto. Não há problema porque pouco ligo a futebol.
Fins do mundo
Resident Evil 2 é mau (o primeiro não). Escreve-vos alguém incapaz de rejeitar películas sobre o fim do mundo. Uma debilidade que já aceitei. A minha dependência não tem fim. Experimento tudo: vampiros, mortos-vivos, catástrofes nucleares, lobisomens, pestes, epidemias sexuais, seitas milenares, o Roberto Carlos a cantar "e que tudo mais vá para o inferno", o diabo a sete. Que o Senhor qualquer dia vai dar cabo disto tudo, é um facto. Eu é que escusava de sofrer cinematograficamente por antecipação.
O nosso 1143
Este é o único aniversário blogosférico que farei questão de comemorar sempre: há dois anos o João Pereira Coutinho, o Pedro Lomba e o Pedro Mexia escreviam o primeiro poste na Coluna Infame.

quinta-feira, outubro 14, 2004

Mas o mais impotente deve ter sido mesmo o Buda
E para mim zen é uma onomatopeia de má BD.
E até Alexandre Frota é impotente
Porque faz pornografia ao mesmo tempo que fala da importância da espiritualidade na vida dos seres humanos.
O Dalai Lama também é impotente
O senhor careca, sorridente e cheio de paz de espírito (parece que senhores carecas e sorridentes têm sempre de ter paz de espírito) possui carta branca do Vaticano para visitar o Santuário de Fátima quando bem desejar.
Scorsese é impotente
O bebé berrou até ao limite dos seus pulmões. Depois, resignado, adormeceu. No meio de tanto choro e ranger de dentes o papá desistiu de ver os "Gangs de Nova Iorque" na televisão.

quarta-feira, outubro 13, 2004

Quod antea fuit impetus, nunc ratio est *
Está disponível o meu último disco. Isto porque todos os anos gravo, pelo menos, um disco. O que agora fica pronto é panque-roque do simples. Com as óbvias pretensões filosóficas do costume. Inclui o já-êxito "A Isabel é intelectual (porque perdeu a virgindade na Feira do Livro)". Sigam este link e saquem uns quantos mp3s. Para quem o quiser comprar (entre 1 e 10 euros o comprador escolhe o seu preço) faça o favor de me contactar. Estou apto a fazer semi-entregas ao domicílio. Isto é música popular distribuída à moda das Testemunhas de Jeová.

* O que antes era ímpeto é agora método.
Santos meninos
Por muito bonito que seja o relativismo cultural e a tolerância religiosa um evangélico não tem grande respeito por canonizações de criancinhas. E quanto mais crescidas sejam as criaturas, pior ainda.

terça-feira, outubro 12, 2004

O bebé outra vez
Olfacto, provavelmente o mais velho-testamentário dos cinco sentidos. Leva-me ao traseiro do bebé. Uma missão a cumprir. Ao rasgar o véu do Templo (mudar a fralda, na linguagem dos incrédulos) deparo-me com uma paisagem de presépio (objecto estranho a um protestante) - uma espessa camada de musgo cobre rabo e periferias. Apetece renegar a perícia do meu faro. Já não há regresso possível. No altar da sujidade Halibut oferece a propiciação.
O quotidiano testemunhando das Escrituras
A boca do meu bebé de 5 meses é um dilúvio ininterrupto. Aguardo que à janela assome a pomba com a bendita folha de oliveira no bico.
E usar uma t-shirt destas?
Data
O Nuno ao chegar aos quarenta escreveu: "comprazo-me em pensar no simbolismo bíblico do número.Infelizmente para mim, Cristo resolveu o problema das tentações em apenas 40 dias".

segunda-feira, outubro 11, 2004

Longanimidade divina
Até as pessoas que ouvem discos inteiros nos pontos de escuta podem entrar no Reino dos Céus.
Uma religião
Que serve para nos demarcarmos dos outros é de Belzebu.
Orfandade
O blogue dos Bengelsdorffs acabou.

sexta-feira, outubro 08, 2004

Preferência com ressalva
É conhecida a minha predilecção por parideiras. Já dizia um amigo que há mulheres que não merecem o dom da maternidade. Mas não nos precipitemos. Quem passou 39 anos a vaguear no deserto pode aguentar mais um.
Até o Anticristo precisa de um ventre onde crescer.
Da ekklesía
Ter obras em casa é complicado. Ter obras na igreja é muito complicado. Todas as minhas concepções eclesiológicas estão nesta breve distinção.
Real Gone
Uma das coisas boas de Tom Waits é que de disco para disco parece que decide gravar com um microfone mais ranhoso.

quinta-feira, outubro 07, 2004

Uma rotina de escrita
As gatas derrapam no corredor. Eu receio que acordem o bebé. Ralho com os animais. Certifico-me que a criança continua dormindo. Tento alinhavar umas ideias. Pô-las em frases pomposas. Não sai nada de canónico.
A menina acordou. Vou pegar nela enquanto a felinagem se espreguiça agora na varanda.
Crescer em sabedoria, estatura e graça II
O mais longe que ele avançou na vida religiosa foi instalar o Soulseek no computador.
Crescer em sabedoria, estatura e graça
Os meus olhos viram Adelaide Sousa convertida.

quarta-feira, outubro 06, 2004

Rocket To Russia
É um disco que nos dá saudades da Guerra Fria.

Nas lacunas de Rousseau
Yoko Ono, eminente pacifista, esquerdista altissonante, filantropa federada, não quer que Mark Chapman, o assassino do seu marido, saia em liberdade condicional da pena de prisão perpétua à qual foi condenado. Pois.
Horas úteis
Jesus não perdia muito tempo com pessoas de princípios e valores.
Obrigado TVI
"Senhor Presidente, pode dar à bomba".

segunda-feira, outubro 04, 2004

Rubrica: em quem votará Bob Dylan?
Enquanto não nos é possível verificar o grau de simpatia de Leonard Cohen por Kerry avançamos que existem fontes seguras indicando a aversão pública de Zé Pedro dos Xutos e Pontapés por George W. Bush.
Recolocação da tarefa profética
Mencionar os avós que estragam os netos com doces; reaver a roupa que ficou nas mãos da mulher de Potifar; dar uma segunda demão no quarto do bebé; instruir os fariseus no pecado.
Ches-Ches-Ches-Ches-Chesterton!
Modern women defend their office with all the fierceness of domesticity. They fight for desk and typewriter as for hearth and home, and develop a sort of wolfish wifehood on behalf of the invisible head of the firm. That is why they do office work so well and that is why they ought not to do it.

sexta-feira, outubro 01, 2004

Memórias
Lembram-me a frase de C.S Lewis sobre ele próprio. "Um pagão convertido numa nação de puritanos apóstatas". Que fique aqui escrita mais uma vez.
Pergunta
- Sexy ou sexista?
- Sabe, sempre tive um problema com palavras estrangeiras...